Entendendo Id, Ego e Superego

Id (instintos, inpulsos que move a ação enégica)
Formado por instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes e regido pelo princípio do prazer, que exige satisfação imediata. É a energia dos instintos e dos desejos em busca da realização desse princípio do prazer. O Id é a estrutura da personalidade original, básica e central do ser humano, exposta tanto às exigências somáticas do corpo às exigências do ego e do superego.

Ego (o eu que controla e decide, ajuda no equilíbrio entre o Id e o Superego)
É é a soma total dos pensamentos, idéias, sentimentos, lembranças e percepções sensoriais. Tornada consciente, tem por funções a comprovação da realidade e a aceitação, mediante seleção e controle. Obedece ao princípio da realidade, ou seja, à necessidade de encontrar objetos que possam satisfazer ao id sem transgredir as exigências do superego. Quando o ego se submete ao id, torna-se imoral e destrutivo; ao se submeter ao superego, enlouquece de desespero, pois viverá numa insatisfação insuportável.

Superego (conciência de juízo, depósito das leis)
Manifesta-se à consciência indiretamente, sob forma da moral, como um conjunto de interdições e deveres, e por meio da educação, pela produção do "eu ideal", isto é, da pessoa moral, boa e virtuosa. É o nosso "depósito" de códigos morais, de condutas e construtos que constituem as inibições da personalidade.


* Quando um mecanismo, atua em extremo sobre os demais gera transtornos de personalidade, que são as doenças psíquicas.


Obtido e em: http://pt.wikipedia.org/ (com acréscimos)

Nenhum comentário: