Neurônios

Tomamos conciência e nos adaptamos ao ambiente através do sistema nervoso, órgão dos sentidos, glândulas e músculos. Nossos órgãos do sentido detectam, o cérebro interpreta através de processos gerados por eventos elétricos e químicos do cérebro. Aspectos do comportamento são melhor compreendidos com algum conhecimento de processos biológicos subjacentes, vamos entender mais sobre os neurônios.

O que são?
Neurônios são a unidade básica do sistema nervoso. Uma cécula especizada que transmite impulsos a outros neurônios, glândulas e músculos. Existem os neurônios locais, que transmitem a neurônios adjacentes e os macroneurônios que transmitem impulsos a outros neurônios, glândulas e músculos.

Composição do Neurônio
Dentritos (do grego dentron, quer dizer árvore)

Axônio Extenção tubular celular

Neurotransmissores (Terminais sinápticos/Botão terminal/Axônios terminais)

Bainha de Milena Capa isolante que colabora para aumentar a velocidade do impulso nervoso.


Classificados em três categorias
1) Neurônios sensoriais) Transmitem impulsos recebidos pelos receptores do sistema nervoso central.

2) Neurônios motores) Conduzem sinais de saída do cérebro ou da medula espinal para os músculos e glândulas.

3) Interneurônios) Recebem sinais dos neurônios sensoriais e emitem impulsos para outros interneurônios ou para neurônios motores.

Receptores) São células especializadas nos órgans do sentido, músculos, pele e articulações que detectão variações físicas e químicas e tratam esses eventos em impulsos que percorrem os neurônios sensoriais.


Como ocorre a neurotransmissão?
Os neurotransmissores não chegam a tocar o neurônio adjacente. É liberada uma secreção de um neurotransmissor, uma substância química que se propaga pela fenda sináptica e estimula o neurônio seguinte. * O axônio de muitos neurônios fazem sinápse com os dentritos de um único neurônio.

Fonte: Instrodução a Psicologia de Hilgrad 13º Edição


Sinapse
Sinapses nervosas são os pontos onde as extremidades de neurónios vizinhos se encontram e o estímulo passa de um neurônio para o seguinte por meio de mediadores químicos, os neurotransmissores.

As sinapses ocorrem no "contato" das terminações nervosas (axônios) com os dendritos. O contato físico não existe realmente, pois ambas estruturas estão próximas, mas há um espaço entre ela (fenda sináptica). Dos axônios são liberadas substâncias (neurotransmissores), que atravessam a fenda e estimulam receptores nos dendritos e assim transmitem o impulso nervoso de um neurónio para o outro.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Um comentário:

Anônimo disse...

Quais remedios e composiçoes quimicas podem alavancar os neoronios