O Gene de Deus

"Deus colocou a eternidade no coração dos homens", diz a Bíblia. Muitos neurocientistas concordam: estão convencidos de que a origem da espiritualidade humana esteja na genética ou na anatomia.
Pesquisadores como Beauregard, que tentam descobrir as bases neurais dos sentidos religiosos, têm sido chamados de neurólgos.

A idéia da existência de um módulo divino agradou particularmente aos biólogos evolucionistas, que indagavam há muito tempo por que a fé em divindade ou em entidade sobrenatural é um fenômeno tão difuso na história da humana.
"A minha descoberta não tem nada a ver com a demonstração da existência ou não da divindade ou com a idéia de que a fé é necessária à sobrevivência da espécie humana", enfatiza. "Tentei somente entender se a experiência religiosa de fato se origina do cérebro e onde isso ocorre exatamente."
Para Ramachandran, é possível que o homem esteja conformado para crer; ele usa a metáfora da existência de um hardware da espiritualidade no cérebro.
Dalai Lama, lider do budismo tibetano, criou e financiou o Mind and Life Institute (http://www.mindandlife.org/), um centro de pesquisa que tem o objetivo de estudar o cérebro durante a meditação e as experiências místicas.


Fonte: Revista Viver Mente e Cérebro - Janeiro/2007



Opinião: Interessante como a ciência atualmente tem se dedicado a pesquisas e estudos sobre Deus e sua incontestável influência na vida humana.

Nenhum comentário: