Código da Memória

"Pesquisadores estão chegando às regras usadas pelo cérebro na formação de lembranças. A descoberta desse código da memória pode levar ao desenvolvimento de computadores e robôs mais inteligentes e até mesmo a novas formas de observar a mente humana."

A capacidade de aprender com experiências anteriores permite permite a todos animais se adaptar a um mundo que é complexo e está em mutação.

Nossos estudos indicam que as populações de neurônios envolvidas na codificação das lembranças também discernem os conceitos gerais que nos permitem transformar nossas experiências diárias em conhecimentos e idéias.

Nossos resultados deixam os biólogos mais próximos de decifrar o código neuronal universal: As regras que o cérebro segue para converter sequências de impulsos elétricos em percepção, memória, conhecimento e, ao final, comportamento. Essa compreensão pode levar ao desenvolvimento de interfaces máquina-cérebro mais eficazes, a toda a uma nova geração de robôs e computadores inteligentes e talvez até mesmo à elaboração de um livro de código da mente, que possibilitaria decifrar - pelo monitoramento da atividade neuronal - o que o indivíduo está lembrando ou pensando.

Cliques neurais do sistema de memória permitem que o cérebro codifique características -chave de epsódios específicos, e ao mesmo tempo, extraia a informação geral destas experiências que pode ser aplicada a situações futuras, as quais podem compartilhar características essênciais nas variar em detalhes físicos. Essa capacidade de gerar conhecimento e conceitos abstratos a partir de episódios diários, que é a essência de nossa inteligência, nos permite solucionar os problemas sempre novos que um mundo em constante mutação nos apresenta.

Dados sugerem que a organização hierárquica do geral ao específico é um princípio genérico de organização do cérebro.


Fonte: Scientific Amerian Brasil - Edição 63 - Agosto/2007

Um comentário:

Anônimo disse...

Achei um artigo muito bom sobre as origens dos estudos sobre a memória até à neurociência..é um artigo científico de 36 páginas é um pouco cansativo...mas creio que vale a pena..espero que goste...

Entre no site abaixo que irá tê-lo na íntegra...

http://psicursos.com/memoriafilosofia.pdf